Programa de Atenção ao Desenvolvimento Infantil em Creches

Produção da Equipe

Ao longo dos anos, a equipe de pesquisadores, colaboradores e bolsistas do projeto tem se dedicado a estudar e publicar artigos, livros e capítulos de livros relacionados à Educação Infantil. Esta página disponibiliza esse material para o acesso e divulgação das pesquisas já realizadas.

O artigo “Redes de colaboração e intersetorialidade nas creches públicas do estado de São Paulo” sob autoria de Claudia Maria Simões Martinez , Anne Marie Germaine Fontaine, Jair Ferreira Lício dos Santos, Bruna Pereira Ricci Marini, Mariana Gurian Manzini foi submetido para o periódico Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar e encontra-se sob fase de avaliação.

SILVA, M. A. R. ;LIMA, D. C.; FRANCISCO, E. C. ; ANACLETO, J. C. ;MARTINEZ, C. M. S. . A Narrative Game as an Educational Entertainment Resource to Collaborative Textual Production. Scientific Journal of Education Technology, v. 3, p. 147-154, 2013.

ASSIS ;MARTINEZ, C. M. S.  Colaboração no contexto da inclusão escolar: um relato de experiência sobre a formação de graduandos. EducereetEducare, v. 7, p. 83-96, 2013.

COSER, DANILA SECOLIM ;MARTINEZ, C. M. S ; PAMPLIN, RENATA CHRISTIAN DE OLIVEIRA . Personal Well-Being and Family Interactions of Working Couples With Preschool Children: A Correlational Study. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 23, p. 339-348, 2013.

GEBRAEL, T. ; MARTINEZ, C. M. S. . Consultoria colaborativa em terapia ocupacional para professores de crianças pré escolares com baixa visão. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 17, p. 101-120, 2011.

ASSIS ; MARTINEZ, C. M. S. . A inclusão escolar e utilização de tecnologia assistiva para alunos com sequelas de mielomeningocele: opinião dos professores.. Revista Educação Especial (Online), v. 24, p. 93-111, 2011.

PINHEIRO ; MARTINEZ, C. M. S. ; PAMPLIN, R. C. DE O. . Suporte informativo para educadores de creche: risco e proteção nos primerios anos de vida. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, v. 18, p. 129-138, 2010.

MARTINEZ, C. M. S. ; PAMPLIN, R. C. O. ; FONTAINE, Anne Marie . Percepção sobre as necessidades e comportamentos de filhos pré-escolares: comparação entre mães e pais trabalhadores do Brasil.. Psicologia, Educação e Cultura, v. XIII, p. 73-90, 2010.

MARTINEZ, C. M. S. ; PAMPLIN, R. C. O. ; FONTAINE, Anne Marie . Percepção sobre as necessidades de filhos pré-escolares: o comparação entre mães e pais trabalhadores no Brasil. Psicologia, Educação e Cultura. Psicologia, Educação e Cultura, v. XIII, p. 71-89, 2009.

ROLFSEN, A. B; MARTINEZ, C. M. S. . Programa de intervenção para pais de crianças com dificuldades de aprendizagem: um estudo preliminar. Paideia (Ribeirao Preto), v. 18, p. 178-188, 2008.

MARTINEZ, C. M. S. ; NEÓFITI, C. C. . Contribuições do Terapeuta Ocupacional no processo de capacitação de educadores de bebês em creches.. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, v. 15, p. 55-68, 2007.

RUAS, T. C. B. ; MARTINEZ, C. M. S. ; GAGLIARDO, H. G. R. G. ; RAVANINI, S. G. ; FRANCOZO, M. F. C. . Suporte informacional para pais: desenvolvimento normal do comportamento visual em lactentes de 1 a 6 meses de idade. Temas sobre Desenvolvimento, v. 15, p. 09-06-10-06, 2006.

BIASON, S. F. ; SOARES, V. N. ; MARTINEZ, C. M. S. ; MATSUKURA, T. S. . Estórias infantis: um recurso para a promoção do desenvolvimento de crianças pré-escolares. Temas sobre Desenvolvimento, São Paulo, v. 9, n.49, 2000.

DELLA BARBA, P. C. ; JOAQUIM, R. H. V. T. ; JOIA, A. F. ; PELISSARI, D. C. ; M, R. B. ; LOPES, J. F. ; CORONADO, N. B. ; MARTINEZ, C. M. S . Ações conjuntas entre professores da educação infantil e alunos de terapia ocupacional: relato de experiência. Temas sobre Desenvolvimento, v. 19, p. 120-124, 2013.

DELLA BARBA, P. C. S. ; Guedes, RM ; Ferreira, S ; Kurauchi, GRS . Necessidades de familiares de crianças com necessidades educacionais especiais em relação ao seu processo de inclusão escolar. Lecturas Educación Física y Deportes, v. 17, p. 1-5, 2013.

DELLA BARBA, P. C. S. ; MARTINEZ, C. M. S. ; CARRASCO, B. G. Promoção da Saúde e Educação Infantil: caminhos para o desenvolvimento. Paidéia (USP. Ribeirao Preto. Impresso), v. 13, p. 141-146, 2003.

TREVISAN, J. G. ; DELLA BARBA, P. C. S. . Reflexões acerca da atuação do terapeuta ocupacional no processo de inclusão escolar de crianças com necessidades educacionais especiais. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, v. 20, p. 89-94, 2012.

MORESCHI, C. L.; BELLO, S. F.; HAYASHI, M. C. P. I. Análise bibliométrica da produção científica sobre comunicação alternativa: uma pesquisa na Biblioteca Virtual e Saúde. Revista Educação Especial, v. 26, p. 665-684, 2013.

BARDY, L. R. ;HAYASHI, M. C. P. I. ; SCHLUNZEN, E. T. M. ; SEABRA JR., M. O. Objetos de aprendizagem como recurso pedagógico em contextos inclusivos: subsídios para a formação de professores a distância. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 19, p. 273-288, 2013.

ZAUITH, G.; HAYASHI, M. C. P. I. .A influência de Paulo Freire no Ensino de Ciências e na Educação CTS: uma análise bibliométrica. Revista HISTEDBR On-line, v. 13, p. 267-293, 2013.

JOAQUIM, R. H. V. T. ; BARBA, P. C. S. D. ; ALBUQUERQUE, I. . Desenvolvimento da criança de zero a seis anos e a terapia ocupacional. 1. ed. São Carlos: EduFSCar, 2015. v. 1. 56p.

JOAQUIM, R. H. V. T. ; ALBUQUERQUE, I. . O Brincar e o Desenvolvimento Infantil. In: Regina Helena Vitale Torkomian Joaquim; Patrícia Carla de Souza Della Barba; Isis de Albuquerque. (Org.). Desenvolvimento da criança de zero a seis anos e a terapia ocupacional. 1ed.São Carlos: EduFSCar, 2015, v. 1, p. 49-56.

JOAQUIM, R. H. V. T. ; ALBUQUERQUE, I. ; BARBA, P. C. S. D. . O Brincar e o Desenvolvimento Infantil. 3a. Semana do bebê cuidar da infância: Amor pra toda vida, São Carlos SP, p. 9 – 9, 15 jun. 2013.

JOAQUIM, R. H. V. T. ; BARBA, P. C. S. D. . Desenvolvimento da criança de 0 a 18 meses: possibilidade de identificação de riscos. II Semana do Bebê: São Carlos investindo no presente, apostando no futuro, São Carlos, p. 8 – 9, 11 jun. 2012.

JOAQUIM, R. H. T. ; DELLA BARBA, P. C. S. . A importância das relações familiares nos primeiros meses. 1a. Semana do Bebê de São Carlos, 13 jun. 2011.

JOAQUIM, R. H. T.; DELLA BARBA, P. C. S. . Cuidados cotidianos com o bebê. 1a. Semana do bebê São Carlos.

LUCISANO, RENATA VALDÍVIA ; Pfeifer, Luzia Iara ; PINTO, MARIA PAULA PANUNCIO ; Santos, Jair Lício Ferreira ; ANHÃO, PATRÍCIA PÁFARO GOMES . Interações sociais de crianças pré-escolares com Síndrome de Down durante atividades extracurriculares. Revista Brasileira de Enfermagem (Impresso), v. 66, p. 116-122, 2013.

SILVA, D.B.R. ; MARTINEZ, C.M.S. ; SANTOS, J. L. F. . Participação de crianças com paralisia cerebral nos ambientes da escola.. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 18, p. 33-52, 2012.

ANHÃO, P.P.G. ; PFEIFER, L.I. ; SANTOS, J. L. F. . Interação social de crianças com Síndrome de Down na educação infantil. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 16, p. 31-46, 2010.

Pfeifer, Luzia Iara ; Rombe, Patrícia Gonçalves ; Santos, Jair Licio Ferreira . A influência socieconômica e cultural no brincar de pré-escolares. Paidéia (USP. Ribeirao Preto. Impresso), v. 19, p. 249-255, 2009.

REZENDE, Magda de Andrade ; SANTOS, J. L. F. ; BETELI, Vivian Cesar . Follow-up of the child’s motor abilities in day-care centers and pre-schools. Revista Latino-Americana de Enfermagem (USP. Ribeirão Preto. Impresso), Ribeirão Preto, v. 13, n.5, p. 619-625, 2005.

REZENDE, M. A. ; LIMA, F. G. ; BETELI, Vivian Cesar ; SANTOS, J. L. F. . Habilidades de linguagem e pessoal-social de crianças de 0 a 3 anos de idade cuidadas em creches.. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, São Paulo, v. 13, n.1, p. 40-52, 2003.

REZENDE, Magada Andrade ; BETELI, Vivian César ; LIMA, Fernanda Gudes de ; SANTOS, J. L. F. . Habilidades motoras de crianças de 0 a 3 anos de idade que grequentam creches:aplicação do teste de triagem de desenvolvimento Denver II.. Revista da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras, São Paulo, v. 3, n.2, p. 75-84, 2003.

Livros publicados

HAYASHI, M. C. P. I.; LETA, J. (Orgs.). Bibliometria e cientometria: reflexões teóricas e interfaces. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.

HAYASHI, M. C. P. I; FARIA, L. I. L. de.; HAYASHI, C. R. M. (Orgs.). Bibliometria e cientometria: estudos temáticos. São Carlos-SP: Pedro e João Editores, 2013.

HAYASHI, M. C. P. I; MUGNAINI, R.; HAYASHI, C. R. M. (Orgs.). Bibliometria e cientometria: metodologias e aplicações. São Carlos-SP: Pedro e João Editores, 2013.

MARTINEZ, C. M. S. ; Patrícia ; PAIXAO, P. C. ; RODRIGUES, D. S. . Desenvolvimento de bebês: atividades cotidianas e a interação com o educador. Sâo Carlos: EDUFSCar, 2005. v. 1. 28p .

MARTINEZ, C. M. S. ; PALHARES, M. S. . A educação infantil: uma questão para o debate. In: FARIA, A. L. G; PALHARES, M. S… (Org.). A educação infantil: uma questão para o debate. 1ed.Campinas: Autores Associados, 2007, v. 1, p. 5-18

JOAQUIM, R. H. V. T. ; BARBA, P. C. S. D. ; ALBUQUERQUE, I. . Desenvolvimento da criança de zero a seis anos e a terapia ocupacional. 1. ed. São Carlos: EduFSCar, 2015. v. 1. 56p.

MARTINEZ, C. M. ; DELLA BARBA, P. C. S. ; PAIXÃO, P. C. ; RODRIGUES, D. S. Desenvolvimento de bebês: atividades cotidianas nas creches e a interação com o educador. 2. ed. São Carlos: EDUFSCAR, 2010. v. 1000. 50p .

Capítulos de livro

DELLA BARBA, P. C. S. ; CORONADO, N. B. . Vigilância do DEsenvolvimento. In: Joaquim, RHVT; Della Barba, PCS; Albuquerque, I. (Org.). Desenvolvimento da criança de zero a seis anos e a terapia ocupacional. 1ed.São Carlos: EDUFSCar, 2015, v. 1, p. 9-14.

DELLA BARBA, P. C. S. ; SILVA, DBR . Capítulo 5: Desenvolvimento Infantil: brinquedos e brincadeiras. In: Cláudia Maria Simões Martinez; Carlos Roberto Massao Hayashi. (Org.). Baixa visão e cegueira na educação infantil: formação de professores, atividades e relato de experiências.. 1ed.São Carlos: Gráfica e Editora Suprema (apoio da Secretaria de Educação Especial/MEC), 2009, v. , p. 119-150.