Programa de Atenção ao Desenvolvimento Infantil em Creches

Equipe

Coordenadora e Pesquisadores 

Profa. Dra. Claudia Maria Simões Martinez – Coordenadora

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos(1986), especialização em Método Neuroevolutivo Bobath pelo Reabilitação Especializada(1990), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos(1992), doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos(1998) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo(2007). Atualmente é Professor associado da Universidade Federal de São Carlos, Pró Reitora de Extensão da Universidade Federal de São Carlos, Revisor de periódico da Paidéia. Cadernos de Psicologia e Educação, Revisor de periódico da Revista Brasileira de Fisioterapia, Revisor do periódico Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, Revisor de periódico da Revista de Ciências Médicas (PUCCAMP) (1415-5796) e Membro de corpo editorial dos Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Terapia Ocupacional. Atuando principalmente nos seguintes temas: criança, socialização infantil, praticas educativas, desenvolvimento, família. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq : Promoção do Desenvolvimento Infantil nos contextos familiar e da escola.

 Profa. Dra. Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi – Pesquisadora

É bacharel em Ciências Sociais pela UNESP/Araraquara (1979). Possui mestrado (1986) e doutorado (1995) em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. É Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação e atualmente coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFSCar. O foco atual de suas pesquisas recai sobre a dimensão quantitativa e qualitativa do conhecimento científico, por meio de estudos sobre a comunicação e a produção científica em diferentes contextos e áreas de conhecimento, com base nas metodologias das análises bibliométrica e cientométrica. Também se dedica aos estudos sobre os processos de produção, comunicação e apropriação do conhecimento científico e tecnológico ancorada nas abordagens dos Estudos Sociais da Ciência e da Sociologia da Ciência. 

Profa. Dra. Patrícia Carla de Souza Della Barba – Pesquisadora

Terapeuta Ocupacional (Universidade Federal de São Carlos), Especialista em Psicopedagogia e no Método NeuroevolutivoBobath. Mestre e Doutora em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos. Docente Adjunto Nível III do curso de graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos. Docente do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional (PPGTO-UFSCar) – Mestrado Acadêmico e do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Clínica (PPGGC-UFSCar) – Mestrado Profissional. Pós-Doutorando no Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, Portugal. Experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase em Intervenção em Problemas de Desenvolvimento Infantil. Atua principalmente nos seguintes temas: Atuação da Terapia Ocupacional na Atenção Integral à criança: vigilância do desenvolvimento e detecção de riscos nos contextos de saúde e educação; Intervenção Precoce, formação de profissionais de saúde; disfunções físicas e neurológicas, Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC). Lider do Grupo de Pesquisa do CNPq Formação e Capacitação em Terapia Ocupacional

 Profa. Dra. Regina Helena VitaleTorkomian Joaquim – Pesquisadora

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCar (1989), Especialização em Psicomotricidade pelo Instituto Superior de Psicomotricidde GAE/São Paulo (1992) e em Neuropediatria pela UFSCar (2006), Mestre (2000) e Doutora (2008) em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela UFSCar. Desde 2002 é docente efetiva (atualmente Adjunto III) do Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar. Atua na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Terapia Ocupacional, principalmente, nos temas: Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares, Desenvolvimento Infantil, Brincar, Atividades e Recursos Terapêuticos. Credenciada no Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Gestão da Clínica (2010) com atuação na atividade curricular Práticas em Saúde e Gestão do Cuidado e Linha de Cuidado e Apoio Matricial, na linha de pesquisa Gestão do Cuidado em Saúde e no Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional (2014), na linha de pesquisa Promoção do Desenvolvimento Humano nos Contextos da Vida Diária, ambos na UFSCar. 

Profa. Dra. Anne Marie Germaine Victorine Fontaine – Pesquisadora

Possui doutorado em Psicologia pela Universidade do Porto (1987). Atualmente é professor catedrático da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Portugal). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em DifferentialPsychology.

Bolsistas Treinamento Técnico Vinculados ao Projeto: 

Barbara Aniceto — Graduanda em Terapia Ocupacional pela UFSCar

Iara Cristina Rizzo Graduanda em Terapia Ocupacional pela UFSCar

Juliana de Fátima Lopes Mestre Terapia Ocupacional pelo Programa de Pós Graduação em Terapia Ocupacional pela UFSCar (2014). Realizou aperfeiçoamento em Neuropediatria no Centro de Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- Usp (2011). Possui Graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”- Unesp/Marília (2010).

Bruna Pereira Ricci Marini (período: 02/14 – 02/15) – Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (2013). Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional na Universidade Federal de São Carlos. 

Gabriela Aniceto (período: 03/14 – 01/12) – Bacharel em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos e mestranda em Educação Especial pelo Programa de Pós Graduação de Educação Especial da UFSCar. Realizou pesquisas em Iniciação Científica nos anos de 2011/2012. Tem experiência na área de editoração de textos e audiodescrição trabalhando como estagiária na Secretária Geral de Educação a Distância na UFSCar- SEaD nos anos de 2012/2013. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em meios e materiais instrucionais, tecnologia e indústria do texto e estudos discursivos.

Luana Domingues Pereira (03/14 – 08/14) – Graduada em Administração pela UNICEP – Universidade Central Paulista, localizada em São Carlos-SP.

Mariana Gurian Manzini (período 07/14 – 08/14) – Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Unesp/Marília (2010). Mestra em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Ufscar (2013). Atualmente é aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Ufscar. Foi contemplada na graduação com bolsa PROEX, PROGRAD e PIBIC/CNPq. Foi contemplada no mestrado com bolsa CNPQ. Atualmente é bolsista Fapesp. Atuou como professora substituta do corpo docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Ufscar, sendo responsável pela Unidade Educacional de Recursos e Atividades em T.O., Psicomotricidade, Unidade de Pesquisa em Terapia Ocupacional, Unidade de Referenciais Teóricos e Metodológicos em Terapia Ocupacional (2014-2014). Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase na Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: paralisia cerebral, tecnologia assistiva, comunicação suplementar e alternativa.

Colaboradores

Durante a execução do projeto, outros participantes integrantes do grupo de pesquisa “Promoção do desenvolvimento infantil no contexto da vida familiar e da escola”, cadastrado e certificado no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil/CNPq e liderado pela Profa. Dra. Claudia Maria Simões Martinez, e colaboraram com o desenvolvimento da pesquisa, a saber:

Gabriela Aniceto – Bacharel em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos e mestranda em Educação Especial pelo Programa de Pós Graduação de Educação Especial.

Mariana Gurian Manzini – Doutoranda em Educação Especial – PPGEES/UFSCar

Pedro Ivo Silveira Andretta – Mestre em Linguística e Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS/UFSCar)

Raquel Cristina Pinheiros – Mestre em Terapia Ocupacional – PPGTO/UFSCar

Thais Clemente Idemori – Mestre em Terapia Ocupacional – PPGTO/UFSCar 

Pesquisadores: 

Prof. Dr. Carlos Roberto Massao Hayashi – Doutor em Educação (2007) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Ciência da Informação da na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e credenciado no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFSCar (PPGCTS/UFSCar) e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar (PPGE/UFSCar) É editor da Revista Brasileira de Ciência, Tecnologia e Sociedade (RBCTS). Atua na área de Ciência da Informação, com ênfase em pesquisas sobre Tecnologias da Informação e Análise Bibliométrica.

Prof. Dr. Jair Lício Ferreira dos Santos

Graduado em Física pela Universidade de São Paulo (1965), mestre em Sociologia pela Universidade de Chicago (1968) e Doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1972). Tem os títulos de Livre Docente (1985) e Professor Titular de Demografia (1992) pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Atualmente é Professor Titular aposentado da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, onde atua como Professor Sênior. Foi membro de comitê assessor da CAPES – área de Planejamento Urbano e Regional e Demografia de 2001 até 2010; Membro do Comitê Editorial da Revista Brasileira de Estudos Populacionais (RBEP) e do corpo de pareceristas da Revista Latino-Americana de Enfermagem (Ribeirão Preto), da Revista de Saúde Pública / Journal of Public Health, da Revista Brasileira de Epidemiologia, da Revista da Associação Médica Brasileira, da Revista da Escola de Enfermagem (São Paulo) , da Revista da Associação Brasileira de Estudo Populacionais (ABEP), da Revista Brasileira de Psiquiatria, da Revista Paidéia, dos Cadernos de Saúde Pública, da Acta Amazônica, do Australian Journal of Occupational Therapy, do International Journal of Public Health e das publicações filiadas à BMC-series journals. Na ABEP – Associação Brasileira de Estudos Populacionais é Vice Presidente (2015/2016) e foi coordenador do Grupo de Trabalho em População & Saúde (2006-2010). Diretor da Faculdade de Saúde Pública da USP (1997-2001) e Diretor Executivo da FAEPA – Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do HCFMRP (2005 – 2009). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: mortalidade, qualidade de vida, envelhecimento, saúde mental.